Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

O uso da tecnologia na gestão de EPIs

30/09/2019

O uso da tecnologia tornou-se fundamental para otimizar as operações das empresas que querem reduzir custos e fazer uma gestão integrada dos processos a fim de aumentar seus resultados. Na segurança do trabalho não é diferente, pois busca-se sempre, soluções digitais para seus principais problemas no cumprimento da NR 06.

Listamos algumas dicas para otimizar sua gestão de EPIs:

 

Papéis e Prazos: Fique de olho!

Um dos principais gargalos na entrega do EPI por fichas de papel, é a dificuldade em manter a organização e controle. Devido à pouca segurança, existe uma grande possibilidade de perder os prazos de troca dos EPIs, o que pode implicar diretamente em processos trabalhistas.

Utilizando um sistema para controle e gestão destes EPIs, como o DuaPi.EPI, o acesso de todas as informações estarão online para acessar quando quiser, sem se preocupar com fichas em papel, que eventualmente podem ser perdidas e mal administradas.

Outro fator importante na utilização destes softwares é que a verificação da entrega do EPI é feita por biometria. Isso significa que funcionários precisarão autenticar suas retiradas, não sendo possível pegar os equipamentos fora de sua zona de permissão. Caso este funcionário queira pegar, por exemplo, um cinto de altura no qual ele ainda não foi treinado para utilizar, haverá um bloqueio no sistema.

Todos os processos realizados com estes softwares de gestão, não precisam de fichas de EPI em papel, assim evita-se a perda das informações e o estoque e consumo de papel, tornando sua empresa ecologicamente correta.

 

Treinamentos

Os novos softwares de EPI, além de melhorarem a entrega, possuem outra funcionalidade que vale ressaltar: você poderá acompanhar todos os treinamentos dos colaboradores referentes ao uso do EPI. Por exemplo, José trabalha com atividades em altura, e precisa do treinamento de NR35 para se tornar habilitado pelo sistema para retirar um cinto. No dia que você tiver um treinamento em altura, será possível inserir este funcionário, enviando um e-mail automático para que o colaborar marque presença na aula.

 

Controle do Estoque

Com um sistema adequado, é possível extrair relatórios detalhados sobre o uso do EPI, e os históricos dos colaboradores, trazendo a possibilidade de trabalhar a eficiência no uso dos EPIs. Sempre que ocorrer ociosidade na retirada dos EPIs, ou quando algum equipamento está perto de acabar, o sistema poderá identificar que é necessário realizar uma nova compra, sendo possível extrair relatórios e receber alertas por e-mail sobre as falhas encontradas pelo sistema, a fim de nunca acabar os EPIs quando os funcionários estiverem precisando deles.

O nosso convite:

Você quer estar com o almoxarifado e fichas eletrônicas organizados, registro de entrega com biometria, entrega de EPI correto, bloqueio de abuso no uso de EPIs e, até controle de treinamentos de segurança do trabalho?

O uso destas tecnologias pode te colocar em dia com a NR 06 e ainda agilizar seu processo e de todos os envolvidos. Em razão de todos os benefícios listados acima, te convidamos a experimentar de forma totalmente gratuita nosso Sistema de Gestão de EPIs, a fim de demonstrar que esse gerenciamento pode e deve ser simplificado.

Clique abaixo e comece a usar!

 

Voltar