9 benefícios do sistema de gestão de EPIs que você precisa conhecer - Blog
Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

9 benefícios do sistema de gestão de EPIs que você precisa conhecer

10/07/2019

Dentro do trabalho corporativo, é imprescindível optar por procedimentos que evitem problemas no desempenho e na segurança dos profissionais.

Para que isso seja feito de forma eficiente, é recomendável o uso de um sistema de gestão de EPIs, pois é uma ferramenta que garante a organização e segurança da rotina de trabalho.

Existem inúmeras vantagens trazidas por este tipo de tecnologia e é sobre isso que vamos falar neste blog post. Boa leitura!

 

Benefícios do sistema de gestão de EPIs

Por meio de um sistema de gestão de EPIs a área de segurança e saúde no trabalho terá mais autonomia e assertividade para garantir a integridade física e o controle no uso de equipamentos de proteção individual.

Isso é essencial, pois, quanto mais eficiente for essa gestão, menos acidentes de trabalho ocorrem e menores serão os custos do empregador em relação ao uso indevido de EPIs.

A seguir listamos os principais benefícios associados a um software de gestão de EPIs:

Redução de gastos

O sistema de gestão de EPIs permite redução de custos por se tratar de uma opção inteligente e inovadora capaz de orientar o empregador sobre o consumo dos EPIs por cada trabalhador.

Com ele você poderá cadastrar os itens e os colaboradores ao mesmo tempo em que saberá se há uso inadequado por perda ou qualquer outro motivo específico.

O resultado? Fazendo a distribuição do EPI no momento certo para o empregado certo terá disponível em estoque a quantidade apropriada destes equipamentos.

Automatização do processo de gestão de EPIs

Por meio de alertas e avisos, relatórios e indicadores, sua empresa poderá acompanhar facilmente o processo e controlar automaticamente o cadastro, entrega e o estoque de EPIs de acordo com os grupos de risco e por funcionário.

Isso evita procedimentos completamente manuais suscetíveis a erros humanos e esquecimentos, além de integrar todas as áreas nas telas de um único sistema em nuvem.

Controle dos prazos dos CAs e vencimento dos EPIs

O sistema de gestão permite cadastrar prazos de vencimentos de cada EPI e controlar a data do certificado de aprovação (CA).

Isso proporciona controle e monitoramento efetivos quanto à validade do EPI, que deve ser trocado preventivamente em caso de estar próximo ao prazo de vencimento.

Isso garante a proteção do colaborador e a segurança da empresa em relação à troca dos EPIs antes da data de validade final.

Treinamentos em dia 

Todos os empregados são obrigados a usarem os equipamentos de proteção individual fornecidos pelo empregador.

Para gerar essa consciência e ao mesmo tempo educar os trabalhadores quanto ao uso correto de EPIs, o sistema de gestão deve alertar o empresário quanto à data que cada um deve realizar os treinamentos ou quando foi a última vez que houve a capacitação.

Não basta fornecer o EPI, é preciso que o mesmo seja usado pelos empregados. E é papel da empresa oferecer a qualificação para os usuários dos equipamentos individuais.

Painel de indicadores

Uma das principais funções de um sistema de EPIs é munir o empregador com informações reais sobre a entrega de EPIs.

Por meio de relatórios e dashboards, é possível administrar cada equipamento, compreender se há entrega indevida de EPIs e também, por qual motivo isso ocorre.

É mais autonomia e agilidade para realizar práticas adequadas quanto à segurança e saúde no trabalho, garantindo perfeita coordenação nas atitudes do técnico de SST.

 

 

Segurança 

Por meio de cadastro biométrico de cada funcionário é possível ter maior segurança e integridade na entrega de EPIs.

Com a impressão digital de cada colaborador é impossível haver erros e falhas humanas na entrega do EPI certo, para a pessoa certa e no momento certo.

Integração com sistemas de ERP

Todos sabem o quanto a tecnologia facilita o dia a dia nas empresas de qualquer porte.

Ter a possibilidade de integrar o módulo de gestão de EPIs ao ERP (sistema de gestão) da sua organização é um dos pontos positivos provenientes desta inovação.

Essa é mais uma das incríveis facilidades que a tecnologia permite, simplificando o mundo dos negócios.

Autonomia do responsável pela entrega de EPIs 

Em um ambiente de trabalho é comum que existam diferentes níveis hierárquicos entre profissionais.

Já pensou, se toda vez que for preciso entregar um EPI, o gestor de segurança do trabalho precisasse autorizar presencialmente essa concessão?

Hoje, com um sistema de gestão, isso é desnecessário. O próprio sistema vai ser comandado por responsáveis permitindo níveis de acesso a cada um.

Assim o gestor de segurança do trabalho focará na realização da sua função com mais flexibilidade e o responsável pela entrega dos EPIs terá mais autonomia para desempenhar seu papel.

Evitar passivo trabalhista 

Muitos trabalhadores descontentes costumam denunciar as empresas onde trabalham e qualquer deslize permitirá que, perante a justiça, ele vença um processo trabalhista.

Mas, se a sua empresa é comprometida com a integridade do trabalhador, não precisa temer. Basta registrar a entrega dos EPIs e garantir seu uso fazendo um controle efetivo.

Assim, sob qualquer fiscalização, sua empresa estará assegurada de que cumpriu seu papel enquanto comprovar a proteção dos trabalhadores.

 

 

Gostou das informações que trouxemos para você? Espero que você tenha percebido o quanto é importante fazer uma gestão de EPIs eficiente e assertiva.

Claro que, além dessas vantagens, existem inúmeros outros pontos importantes em um software de gestão de EPIs.

Caso queira saber mais, nos envie uma mensagem.

Voltar