O que é Certificado de Aprovação do EPI? - Blog
Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

O que é Certificado de Aprovação do EPI?

28/08/2019

Quando falamos de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), quase sempre, mencionamos o CA. Mas, você sabe o que é? Se não sabe, já se perguntou sobre?

Então, continue lendo e conheça mais essa sigla curtinha, de importância imensa!

 

A sigla CA significa Certificado de Aprovação. Este certificado determina um prazo legal para que o fabricante ou o importador do EPI o comercialize.

Existe uma Norma Regularadora, a NR 6, que dispõe sobre a importância dos EPIs, ditando que todo EPI só pode ser vendido se possuir o respectivo Certificado de Aprovação, que é emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Caso haja o descumprimento do prazo de validade do CA, vindo o colaborador a utilizar o mesmo, vencido, a empresa pode ser penalizada. Isso ocorre pois é imprescindível respeitar a validade do certificado, para garantir as melhores condições do equipamento, ao trabalhador.

Sendo assim, além de possuir o CA, ele deve estar sempre dentro do prazo de validade, que vem a ser diferente da validade do EPI. Sim, são duas validades distintas. Confira a seguir sobre isso.

 

 Uma validade para CA e outra validade para o EPI?

Sim! Mas, tenha calma. E atenção, também!

O vencimento de uma das validades anula a outra. Pois, a validade do CA deve ser verificada no momento da compra, visto que não se pode comprar EPIs com seu respectivo CA fora da validade. Então, mesmo que a outra validade, a do EPI, esteja no prazo, ele deve ser inutilizado.

Já a validade do EPI deve ser verificada após a compra, antes de ser entregue ao colaborador. Na verdade, o correto é verificar ao dar entrada no estoque! Pois, acontece igualmente à situação anterior: passou da validade, deve ser inutilizado.

Gerenciar essas validades não é tarefa fácil, visto que são dezenas de itens no estoque e a maioria dos erros nesse sentido vem de falha humana. 

 

Concluindo, estar atento aos CAs dos seus EPIs é indispensável!
Isso garante segurança ao colaborador, além de evitar que sua empresa sofra com processos trabalhistas.

Otimize a gestão de EPIs com o DuaPi.EPI e evite esses transtornos.

 

 

 

 

Voltar