Veja 5 desafios na gestão de EPIs - Blog
Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Veja 5 desafios na gestão de EPIs

24/07/2019

 

Cada dia que passa nossa rotina se torna mais acelerada para que possamos acompanhar as mudanças do mundo, que afetam nosso mercado de trabalho. Buscar maneiras de otimizar nosso tempo e minimizar problemas é constante. Dito isso, veja cinco desafios na gestão de EPIs das empresas.

 

Manter os EPI’s em dia

É muito difícil, principalmente para os técnicos em segurança do trabalho, ter um controle preciso sobre o uso (ou falta de uso) de EPIs por parte de cada funcionário. Ainda se adota métodos poucos eficazes para essa gestão, sem um sistema integrado e eficiente.

 

Controle sobre a retirada de EPI’s

Um problema recorrente aos responsáveis pelo estoque ou os técnicos em segurança, que não possuem um sistema de gestão efeiciente, é saber os EPIs que cada funcionário tem acesso e se o tem, quando foi a última vez que ele retirou.

 

 

Não saber o estoque em tempo real

Um dos benefícios de um sistema automatizado para a gestão de EPIs é ter controle sobre o estoque em tempo real, otimizando o processo de compra de novos equipamentos, evitando que falte qualquer EPI.

 

Controle sobre o CAs

Utilizar meios de controle pouco convencionais e ineficazes pode trazer sérios problemas. Se certificar da validade dos CAs é uma responsabilidade diária e requer atenção extrema. Colaboradores com EPIs cujos CAs estejam vencidos é falta grave.

 

Relatório detalhado do consumo de EPI’s

Uma das dificuldades hoje por parte dos gestores das empresas, é saber qual setor, qual função, qual centro de custo, gasta mais EPI’s da empresa. Ter essas informações bem detalhadas ajuda na tomada de decisões, de planejamento e auxilia na implantação de ações para evitar desperdícios.

 

 

Lidar com EPI é coisa séria e não pode ser feito de qualquer maneira. É preciso evoluir, pois

isso evita retrabalho e problemas sérios, visto que aumenta a segurança do colaborador.

Invista em uma gestão de EPIs eficiente e moderna.

Voltar