ERP traz benefícios? Quais? - Blog
Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

ERP traz benefícios? Quais?

17/07/2019

Antes de tudo: O que significa ERP?

 

Bem, ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning — que em tradução literal, significa planejamento dos recursos da empresa. Estes softwares são sistemas que integram departamentos e setores.

Ao utilizar um ERP é possível controlar contas a pagar e a receber, gerar relatórios de vendas, controlar o pagamento de impostos, analisar metas e performance dos setores, por exemplo.

Sendo assim, ele engloba áreas, como financeiro, vendas, operacional, recursos humanos, planejamento, marketing, jurídico, contabilidade e atendimento ao cliente.

Utilizar um sistema tão completo, possibilita aos gestores tomarem decisões mais assertivas. Mas, os benefícios não param aí:

1 | Redução do prazo de entrega

Melhorar a  integração entre setores, aumenta a produtividade e isso impacta na redução do prazo de entrega de produtos e serviços. Isso que evita que a produção fique parada por falta de matéria-prima.

Trazendo melhor reputação e vantagem competitiva perante o mercado.

2 | Gestão tributária

Com o sistema de gestão ERP, pode-se automatizar a controladoria, reduzindo falhas relacionadas ao Fisco, a multas e a outros gastos.

3 | Processos de suprimentos

O ERP integra as informações de diversos departamentos, e torna possível estimar o estoque necessário, reduzindo muitos produtos em estoque.

4 | Redução de custos

ERP auxilia na redução de custos, evitando o desperdício de matérias-primas, além de outros materiais, reduzindo gastos com mão de obra, erros, falhas e retrabalhos.

5 | Segurança da informação

A adoção do sistema de gestão ERP garante mais segurança nos dados, já que a integração de informações evita extravios e fraudes.

6 | Produtividade

A redução de custos leva também à otimização da produtividade, porque os processos são organizados e automatizados. Assim, cada colaborador e cada gestor sabe o que precisa fazer e qual a melhor forma de atingir os melhores resultados.

Nos dias de hoje se faz cada vez mais necessário a otimização de processos, para que haja mais controle e economia.

Precisando investir em sistema ERP? Então conheça o DuaPi.ERP e faça sua empresa crescer exponencialmente.

Voltar