Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Como reduzir custos na distribuição?

20/08/2019

O distribuidor opera com margens menores e com o aumento de exigências nos prazos e qualidade, sua rentabilidade acaba sendo afetada. Sendo assim, reduzir custo é mais que essencial!

 

EQUIPE

É preciso investir em profissionais de alto desempenho, mas os custos disso (salário, benefícios, encargos, energia elétrica, local de trabalho, material de escritório, insumos, espaço físico, etc) têm um enorme peso, pois são as terríveis despesas fixas. Com ou sem faturamento elas estarão lá, esperando pelo seu dinheiro.

Ofereça uma remuneração fixa justa, mais variável atrelada à produtividade, boas condições de trabalho e respeito. Isso te aproximará das pessoas certas.

Bons profissionais terão melhor capacidade de absorver tecnologia e processos inteligentes e, aí sim, você terá uma equipe enxuta e produtiva.

abstrato, amontoado, brinquedo



LOGÍSTICA

Aqui se concentram os principais custos e erros de uma operação de distribuição. Grande número de pessoas no depósito, trabalho manual, produtos sem endereçamento, falta de controle de validade e etc, são geradores vorazes de erros, perdas, avarias, inversões, devoluções e todos os tipos de problemas.

Mas, cada um dos problemas citados pode ser resolvido com tecnologia e processos. Equipamentos e sistemas voltados à logística, como coletores de dados e roteirizadores, aliados e um dimensionamento e balanceamento do seu depósito, permitirão que uma equipe menor e mais qualificada consiga uma operação mais ágil, barata e com muito mais qualidade.

amarelo, arcas, armazém

 

 

VENDEDOR

Apesar dos vendedores também serem parte da sua equipe, é importante que sejam vistos de outra forma. Reduzir equipe de vendas para enxugar despesas costuma ser um tiro no pé. É preciso saber quais vendedores estão ou não se pagando, analisando a venda de cada um, abatidas dos custos variáveis. Este resultado é a margem de contribuição de cada um e devem ser confrontados com as despesas fixas que o vendedor gera: salário, ajuda de custo e demais benefícios. Com base neste cálculo você saberá quem está realmente te ajudando a pagar as contas.

acordo, adulto, ajuda

 

FAÇA BALANÇO

O clássico levantamento do ativo ainda é uma mecânica que dá segurança às demais apurações do seu dia a dia. Apure os números sempre no mesmo momento do mês, para que fatores da operação não contaminem o resultado. Levante o ativo e passivo do seu negócio, sendo,
Ativo: Estoque, Bancos, Caixa e Contas a Receber em.
Passivo: Contas a Pagar e Inadimplência acumulada de clientes.
A variação destes números refletirá a direção para onde sua empresa está caminhando.

adulto, agenda, armazém

 

A forma mais eficaz para redução dos custos de uma operação de distribuição é otimizando e automatizando processos. Tamanho da equipe, eficiência logística, gestão de validades, controle das negociações com a indústria e a performance de sua equipe de vendas, podem se tornar grandes ralos de dinheiro, posicionando a sua empresa na linha tênue entre lucro e prejuízo. Tenha estes números na ponta dos dedos, sempre.

 

 

 

Voltar