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Gestão de EPIs: qual é a importância?

24/06/2019

Para qualquer empresa onde o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva é necessário, nada mais importante do que uma boa gestão desses itens para garantir a segurança do trabalhador.

E a presença digital, em qualquer campo, é fundamental para tornar o dia a dia nas empresas mais fácil. Não é diferente na área de segurança e saúde no trabalho.

Optar por processos que garantem um bom desempenho e controle de EPIs é algo a ser considerado com muita atenção, já que a prevenção de acidentes de trabalho é o foco principal.

Pensando nisso, criamos este blog post com informações relevantes para garantir uma boa gestão de EPIs nas empresas. Continue lendo para conhecer as dicas que vamos compartilhar!

 

O que são EPIs?

 

Os EPIs são equipamentos utilizados para proteger trabalhadores que são expostos a riscos no ambiente de trabalho.

Estes equipamentos são fornecidos pelo empregador que fica responsável por garantir seu uso ao mesmo tempo em que não deixa faltar esses itens no almoxarifado.

Conforme a NR-6 (Norma Regulamentadora 6) considera-se como EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Para que cada item assegure a proteção necessária ao trabalhador precisa ter um Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo Ministério do Trabalho.

Estes equipamentos de proteção são encontrados em indústrias, hospitais, laboratórios, construção civil, segurança pública e outros segmentos onde a prevenção de acidentes de trabalho é necessária.

Entre os mais conhecidos estão os capacetes, protetores auditivos, luvas, sapatos de segurança, óculos e outros. Cada um possui uma finalidade, desde que mantenha a integridade física dos empregados.

 

Importância da gestão de EPIs

 

Com uma boa gestão de EPIs é possível manter os equipamentos em perfeito estado de conservação e funcionamento estabelecendo normas e procedimentos para promover:

  • o fornecimento;
  •  a guarda;
  • a higienização;
  • a conservação;
  •  a manutenção;
  •  e a reposição.

Além disso, este gerenciamento serve para orientar a forma correta de uso e a função de cada um dos EPIs para preservação da integridade física e saúde dos usuários.

Sabemos que dois dos maiores problemas para as empresas que não fazem uma boa gestão de EPIs implicam em:

  1. falta de recursos para compra desses itens;
  2. aumento de passivos trabalhistas que podem prejudicar o caixa e a credibilidade dos negócios.

Com esses problemas acabam surgindo inúmeros questionamentos:

  • “Quantos processos trabalhistas já perdi por falta de controle?”
  • “Como evitar perdas e desvios de equipamentos e economizar com minhas compras de suprimentos?”
  • “É possível ter maior controle e agilidade sob a entrega dos meus EPIs?”

Se você, de alguma forma, se identificou com alguma dessas dúvidas, provavelmente sua empresa executa os processos da gestão de EPI de forma manual.

Entretanto, temos boas notícias: todo processo pode ser melhorado. A seguir, você vai ler algumas dicas para otimizar sua gestão de EPIs.

 

Como fazer uma gestão de EPIs eficiente?

 

Existem ferramentas que podem simplificar o controle de EPIs. O documento mais importante neste processo é a ficha de EPIs.

Toda vez que um colaborador pegar um equipamento de proteção individual, o setor responsável deve coletar a assinatura para comprovação deste fornecimento.

Sem essa ficha fica difícil comprovar o cumprimento da norma, principalmente quando o funcionário efetivar uma denúncia e processar a empresa alegando a falha no fornecimento do EPI.

Mas, não basta só a entrega do equipamento. É imprescindível e obrigatório o seu uso efetivo pelo empregado, que deve ser treinado e conscientizado da importância disso para seu bem estar no trabalho.

A responsabilidade de treinar e garantir o correto consumo dos EPIs também é do empregador.

Com tantas responsabilidades, o melhor que a empresa pode fazer é usar um sistema completo e automatizado de gestão.

Vendo essa necessidade, a DuaPi Sistemas desenvolveu o DuaPi EPI, sistema completo de gestão de EPIs que entrega inúmeras facilidades para as empresas e empregados como:

- controle da entrega, inclusive com biometria;

- controle dos prazos de vencimento do EPI;

- controle dos certificados de aprovação;

- gestão dos treinamentos para conscientização dos colaboradores;

- gestão do consumo correto e indevido de EPIs para identificação e redução de custos;

- relatórios e análises para tomada de decisão;

- entre outros benefícios.

 

 

Para saber mais sobre o DuaPi EPI, confira o site oficial da ferramenta e conheça a gestão de entrega de EPIs por biometria, além de outras funcionalidades.

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